Participe deste site deixando o seu comentário

Participe você também deste site clicando abaixo de cada ministração no campo "comentários" ou mande-nos um email - pr.cassio@hotmail.com. Grande abraço.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Importância da Escola Bíblica


INTRODUÇÃO: Visando atender à ordenança de Cristo: "...Fazei discípulos, batizando-os e ensinando-os", a igreja desenvolve programas, todos eles importantes, na medida em que contribuam eficazmente para a realização do objetivo básico. Dentre os diversos programas desenvolvidos pela igreja, salientamos aqui a ESCOLA BÍBLICA  ministradas aos Domingo as 8:00 horas da manhã na Igreja Renovada de Pederneiras/SP.

O PROPÓSITO E A ABRANGÊNCIA DA ESCOLA BÍBLICA

O propósito principal da E.B. é ensinar as Escrituras.

A Escola Bíblica abrange todas as faixas de idades, alcançando a todas as pessoas com a mensagem divina, proporcionando oportunidades, compartilhamento de experiências e esclarecimentos de possíveis dúvidas.

Onde houver uma Escola Bíblica forte, dinâmica e bem estruturada, ensinando fielmente a Bíblia, certamente teremos aí uma igreja igualmente forte, dinâmica e bem estruturada.

OS FRUTOS PRODUZIDOS PELA E.B.D.

As pesquisas feitas criteriosamente, bem como a verificação que é feita no cotidiano evidenciam o seguinte:

Um grande percentual das pessoas que vêm à igreja através de grandes movimentos de massas, após 5 anos já não estão mais na igreja;

O percentual de perseverança de pessoas que vêm à igreja através de evangelização consistente feita com base em estudos das Escrituras é muito elevado;

O maior número de obreiros vem de alunos da Escola Bíblica

As pessoas mais prontas para se envolver nas demais atividades da igreja são, via de regra, as que participam da Escola Bíblica.

OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL

Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical: ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão e treinar obreiros. Alcançados estes objetivos, teremos entre a Escola Dominical e a Igreja uma perfeita integração, que levara ao imediato e seguro crescimento bíblico desta.

1. Ganhar almas.
Ganhar almas significa convencer o pecador impenitente, através do Evangelho de Cristo, quanto a premente necessidade de arrepender-se de seus pecados, e aceitar o Filho de Deus como o seu Único e Suficiente Salvador. Evangelizar, ou ganhar almas, e o principal objetivo da Escola Dominical.

Hoje um grande numero de pessoas que frequentam as igrejas nem sabem dizer qual é o “Plano de Salvação de Jesus para o homem”, ou , qual o significado da “Cruz de Cristo” , ou, “Quem é o Espírito Santo”, ou, qual diferença de batismo “nas águas” e no “Espírito Santo”, etc...

2. Educar o ser humano na Palavra de Deus.
No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, conforme a Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja perfeito. Prestemos atenção a estas palavras de Paulo: "Toda a Escritura e divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16, I 7).

0 Dr. Clay Risley achava-se bem ciente quanto a essa missão da Escola Dominical: "Um jovem educado na Escola Dominical raramente e levado às barras dos tribunais”.

3. Desenvolver o caráter cristão.
Lembro-me, aqui, das apropriadíssimas palavras de Alan Redpath: "A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira" .
Podemos  afirmar ser a Escola Dominical uma oficina de santos.

4. Treinar obreiros.
Embora não seja um seminário nem possua uma impressionante grade curricular, e a Escola Dominical uma eficientíssima oficina de obreiros. È da escola bíblica que sai grandes homens e mulheres de Deus. É aqui que se enxerga e desenvolve a vocação dos santos. Ninguém pode ser um grande líder , ou um grande obreiro , ou , até mesmo um grande homem ou mulher de Deus, se não estiver disposto a aprender. Creio que ninguém é tão sábio que não precise aprender mais.

5- O Desejo de Deus é que a terra se encha de seu conhecimento
(Habacuque 2:14) -  Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Como você fará parte disso , se não despertar-se para o aprender.

2ª Cronicas 1.9.12 – Salomão pediu sabedoria ao Senhor e se tornou um homem sábio e sua sabedoria fez com que torna-se próspero em tudo que fazia.

6- É hora de despertar do sono e vir para a Escola Bíblica aprender do Senhor

(Romanos 13:11) -  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

Paulo disse a Timóteo : Desperta o Don que há em ti

Conclusão: Um dia as pessoas vão correr atrás de quem os ensine sobre a palavra de Deus , e não mais vão encontrar, isso é bíblico, portanto, venha aprender do Senhor. Venha adquirir sabedoria, conhecimento, graça, unção, poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você tem a oportunidade de participar dando sua opinião e fazendo seu comentario.Portanto sejam bem vindos e faça isso com muita seriedade, pois seus comentarios serão visto por muitos tbem.
Este é um trabalho sério que tem o intuito de ajudar pessoas que estejam em busca do Deus Vivo e de viverem grandes experiencias com Ele. Abração